top of page

POR QUE MEDIR? COMO NÃO MEDIR?

 

  Apenas o aspecto legal das ações dos gestores, na Administração Pública, ou medições tradicionais exclusivamente sobre aspectos quantitativos (monetários ou financeiros) da gestão, não são suficientes para suportar, adequadamente, o processo de tomada de decisões. Também os aspectos qualitativos devem ser considerados, na avaliação da performance da organização através dos Indicadores de Gestão.

  O Indicador de Desempenho é o parâmetro que medirá a diferença entre a situação desejada e a situação atual, são parâmetros qualificados e/ou quantificados que servem para detalhar se os objetivos de um projeto foram ou serão alcançados, é portanto um sinalizador!

  Um dos resultados que se pode esperar da ação gerencial é trazer os desempenhos fracos e regulares para os níveis de excelência. Este resultado depende diretamente  da efetividade do modelo de controle e do profissionalismo dos agentes públicos.

  “A função fundamental da boa governança no setor público é garantir que as suas organizações alcancem os resultados pretendidos, agindo sempre em prol do interesse da sociedade..”

  A Organização Pública precisa acordar para importância de tirarmos o Planejamento Estratégico do papel.

  Nossa experiência tem nos mostrado um pecado terrível, cometido por grande parte da Administração Pública; usar o PE como “decoração de parede”.

  As pessoas precisam ter clareza, por que juntas e com clareza vão conseguir fazer com que a organização chegue mais rapidamente na visão que ela determinou.

Como não medir?

 

Sonia Cerqueira

bottom of page